Cofecon defende prerrogativas profissionais junto à Polícia Federal

O presidente do Conselho Federal de Economia, Wellington Leonardo da Silva, enviou ofício ao diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Augusto Viana Galloro, solicitando que os próximos editais de concurso público a serem lançados pela instituição respeitem a área de atuação dos economistas. O documento foi encaminhado considerando recentes notícias veiculadas, informando que o novo certame estaria em vias de abertura, inclusive com aval do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG).

Em 2012, o concurso público realizado pela Polícia Federal (Edital nº 10/2012 – DGP/DPF) para preenchimento de vagas destinadas ao cargo de Perito Criminal Federal Área 1 permitia formação em Ciências Econômicas ou Contabilidade. No entanto, o Cofecon entende que é necessário realizar a cisão da Área 1, especificando vagas para economistas e contabilistas, tendo em vista as especificidades dos cargos.

Ao enviar o documento ao diretor-geral da Polícia Federal, o Cofecon busca garantir a observância dos normativos de regulação de classe, sobretudo da Lei nº 1.411/51 e o Decreto nº 31.794/52, vez que a recepção daquela Lei pela Carta Magna tem o escopo de garantir à sociedade a prestação de serviços por profissionais devidamente habilitados, sujeitos à ética e à técnica profissional, para que possam desempenhar tarefas segundo o que disciplina a referida Lei.

Clique AQUI para acessar o documento.