Cofecon realizou a 683ª Sessão Plenária nos dias 23 e 24 de março

A 683ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Federal de Economia ocorreu nos dias 23 e 24 de março, em Brasília, na sede da autarquia. Os conselheiros federais estiveram reunidos para discutir conjuntura econômica e deliberar sobre assuntos relacionados à categoria, como projetos na área de educação e normas do Sistema Cofecon/Corecons.

A abertura da reunião contou com debate sobre conjuntura econômica, transmitido ao vivo na página do Cofecon no Facebook. Os economistas Nelson Marconi (FGV-SP) e Arthur Koblitz (BNDES-RJ) discutiram o tema “A questão fiscal e o financiamento do desenvolvimento brasileiro”, que resultou em uma nota técnica elaborada pelos conselheiros do Cofecon sobre o assunto. Clique AQUI para acessar o documento e AQUI para conferir os destaques do debate, além dos arquivos apresentados pelos palestrantes.

Destaque para alterações nas Resoluções 1.896/2013, que trata do auxílio financeiro aos eventos do Sistema Cofecon/Corecons, e 1.837/2010, que trata do modelo de Regimento Interno dos Conselhos Regionais de Economia; além do processo que regulamenta a utilização do Plenário João Paulo de Almeida Magalhães e o Regimento Interno do XXVI Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE), a ser realizado de 19 a 21 de setembro em Porto Velho (RO).

Durante a Sessão Plenária também houve a designação dos componentes do Grupo de Trabalho de Perícia Econômico-Financeira, que tem como objetivo realizar estudos visando a proposição de ações para fortalecer a atividade de Perícia Econômico-Financeira, divulgando-a entre profissionais e estudantes de Ciências Econômicas e tomadores de serviços, e definindo as exigências de capacitação técnica para a certificação de competência por especialidade (Consolidação, 4.3).

Na oportunidade também foram apreciados 11 processos da Comissão de Fiscalização e Registro Profissional, 3 processos de auxílio financeiro no âmbito da Comissão de Educação e 1 processo da Comissão de Planejamento Estratégico, Modernização e Qualidade de Gestão.