Artigo – Brinde à Estupidez

No artigo “Brinde ao empresariado”, o historiador Gabriel Tebaldi nos “brinda” com um texto medíocre, preconceituoso e que deve ser rebatido. O autor inicia seu artigo afirmando que “Encampado pelo PT, o conto de fadas do século XIX diz que o patrão explora os trabalhadores”. Parece desconhecer que a fortuna dos 500 mais ricos empresários do planeta alcançou US$ 5,3 trilhões em 2017 e que existem 900 milhões de desnutridos no mundo, e tampouco sua limitada percepção permite ver relação entre uma coisa e outra.

Depois afirma que as micro e pequenas empresas do Brasil gastam mais de 30% de seu faturamento com impostos e diz que com gigantes, como o Walmart, não é diferente, mostrando profundo desconhecimento sobre a estrutura tributária do país, pois a maior parte deles são indiretos (ICMS, ISS, IPI), ou seja, quem paga são os consumidores.

Diz ainda que 58% dos empresários brasileiros são de baixa renda, trabalham mais de 10 horas/dia e não tiram férias. Ocorre que o autor cita dados do Sebrae, ou seja, de pesquisa feita com Microempreendedores Individuais (MEI) e micros e pequenos empresários, o que não inclui os grandes e tampouco a família Walton, dona do Walmart. Tachar o PT como inimigo das PMEs é ignorar os fatos, pois tanto o Simples Nacional, regime tributário que as favorece, criado pela Lei º 123/2006, quanto a instituição do MEI, se deram no Governo Lula. Quem as está prejudicando é o governo Temer, vetando o Refis das PMEs.

Fechando com “chave de lata”, o autor sugere que políticos e sindicatos desapareçam, demonstrando saudades da ditadura militar que assim procedeu. O problema não é o autor ser de direita ou despejar seus grotescos argumentos na internet – afinal, há milhares que assim o fazem. O triste é ele ser tomado como referência por algumas mentes incautas ou ávidas por argumentos, mesmo que toscos, contra seus “fantasmas”. 

Júlio Miragaya, conselheiro do Conselho Federal de Economia

Artigo publicado na edição de 18/01/2018 do Jornal de Brasília.