Seminário sobre desigualdade e modelo tributário é realizado em Brasília

O Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social e o Grupo de Trabalho da Reforma Tributária realizaram na manhã desta terça-feira (12) o seminário Desigualdade Social e Sistema Tributário. O evento ocorreu no Teatro dos Bancários, em Brasília, e contou com a participação de especialistas e parlamentares para debater questões relativas ao assunto.

A mesa de abertura foi formada por Júlio Miragaya, presidente do Conselho Federal de Economia; Charles Alcântara, da Federação Nacional do Fisco Estadual (Fenafisco); e César Roxo Machado, da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip). Em sua fala de abertura, Miragaya destacou que “o seminário sela o casamento entre o Fórum e o Grupo de Trabalho, composta por entidades como a Anfip e a Fenafisco”. Afirmou ainda que a proposta de reforma tributária do governo federal e a emenda constitucional que limita os gastos do governo “estão umbilicalmente ligadas e fazem parte de um mesmo projeto”.

Charles Alcântara destacou que o ano de 2017 foi difícil. “Passamos o ano inteiro entrincheirados defendendo direitos. Lutamos, não para conquistar uma condição de vida melhor, mas para manter direitos”. Afirmou também que a conjuntura que o país vive é fruto de escolhas políticas. “Em vez de aplicar em saúde, educação, infraestrutura, em garantir uma infância saudável e uma velhice digna, o governo utiliza o fruto dos tributos para engordar o mercado financeiro”.

César Machado iniciou sua fala dizendo que não há nada tão ruim para uma sociedade como um sistema tributário injusto. “Temos uma carga muito aplicada ao consumo, quando deveria ser mais aplicada à renda e propriedade”, defendeu. Machado comentou ainda a proposta do deputado Luiz Carlos Hauly, que busca simplificar a tributação no país, mas acaba com contribuições que atendem a Previdência.

Leia sobre as mesas de debate nos links abaixo:

Mesa 1 – “Desigualdades no Brasil: mudou?”

Mesa 2 – “O papel da tributação na redução de desigualdades”

Mesa 3 – “O futuro da reforma tributária no Congresso”