Cofecon prestigiou o XI Congresso da AEALC

O XI Congresso dos Economistas da América Latina e do Caribe foi realizado de 18 a 20 de outubro de 2017, na Cidade do Panamá. Organizado pelo Colégio de Economistas do Panamá e pela Associação de Economistas da América Latina e Caribe (AEALC), o evento reuniu centenas de economistas e acadêmicos de 21 países da Região: Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Guatemala, Honduras, El Salvador, México, Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Haiti, Colômbia, Peru, Venezuela, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Equador e Brasil.

O Congresso dos Economistas da América Latina e do Caribe é realizado a cada dois anos e tem sido uma oportunidade única para o debate sobre as melhores alternativas para os países da Região superarem os obstáculos que impedem o pleno desenvolvimento econômico e social. Daí o tema do evento ter sido “Economía y Desarrollo de America Latina y el Caribe: Desafíos, Propuestas y Consensos”.

Economistas de 21 países da América Latina e Caribe participaram do Congresso da AEALC.

O Presidente do COFECON, Júlio Miragaya, proferiu palestra no evento com o tema “A Conjuntura Econômica Brasileira e a Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia Nacional”.

Em 19 de outubro, concomitantemente ao Congresso, foi realizada a Assembleia Geral da Associação de Economistas da América Latina e Caribe (AEALC), que renovou o mandato de sua direção e designou a cidade de San Salvador, capital da República de El Salvador, como sede do XII Congresso dos Economistas da América Latina e do Caribe em 2019. Durante a Assembleia foi aprovada a Declaración de Ciudad de Panamá, um documento com posicionamento político-econômico das entidades participantes.

A delegação brasileira foi integrada pelo Presidente do COFECON, Júlio Miragaya; pelo Conselheiro Federal Wellington Leonardo da Silva; e pelo Presidente do CORECON/RJ, José Antonio Lutterbach.

O evento ocorreu na Universidade do Panamá