No XXII CBE, federação de estudantes premiou protagonismo estudantil

A Federação Nacional dos Estudantes de Economia (Feneco) entregou pela primeira vez o I Prêmio “FENECO de Protagonismo Estudantil” durante o XXII Congresso Brasileiro de Economia. O intuito do prêmio é incentivar iniciativas estudantis que levam o aprendizado da Economia para além daquilo que é ofertado pela grade convencional do curso. O presidente do Cofecon, Júlio Miragaya, prestigiou a premiação dos estudantes.

A diretora de Relações Públicas da Feneco, Raphaela Castro, explica que foi realizado um processo seletivo entre os projetos enviados por alunos de todo o país. “Premiamos as três iniciativas que mais se destacaram segundo os critérios: Inovação, Ações Desenvolvidas, Resultados Alcançados, Impacto social e Capacidade de Replicação”, detalhou. 

Os três projetos premiados são:

1º Crisálida/UFG – O Crisálida é uma proposta de combate a extrema pobreza e redução de vulnerabilidades sociais. Atuou na criação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, instrução e formação em economia solidária, associativismo e cooperativismo. 

2º Grupo de Estudos em Economia Feminista/UFMG – A proposta do grupo é entender a mulher, suas condições e papel social, sob a lógica da produção e reprodução capitalista e da socialização das atribuições do feminino. Através da leitura de algumas autoras como Patrícia Collins, Danièle Kergoat e Juliet Mitchell e discussões semanais.

3º Economontes – Empresa Junior de Economia/Unimontes – Atuam na criação de projetos que influenciem o desenvolvimento econômico regional. Realizam pesquisa de mercado, plano de negocio e viabilidade econômica para entidades como a Prefeitura de Montes Claros, Associação Comercial e Industrial de Serviços de Montes Claros (ACI), Sebrae-MG, Sociedade Rural de Montes Claros e Camacho Consultoria Empresarial.