Corecon-DF realizou consultoria econômica gratuita no centro de Brasília

Orçamento apertado e dificuldade para pagar as contas. Essa é a realidade de muitos brasileiros que sentem no bolso os efeitos da crise econômica. O Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF) realizou uma ação de consultoria econômica gratuita nesta quinta-feira, 17 de agosto, para auxiliar as pessoas a planejarem o orçamento familiar. Em uma tenda montada na praça central do Setor Comercial Sul, região central de Brasília, economistas atenderam a população das 9h30 às 16h30. A iniciativa faz parte das comemorações pela Semana do Economista.

O economista e conselheiro do Corecon-DF Ronalde Lins atendeu o mensageiro de hotel Rodrigo Rocha, que nunca havia passado por consultoria para entender como gastar melhor o seu dinheiro. Com salário de R$ 2.500, ele consegue economizar até R$ 2.000 por mês. “Descobri que estou no caminho certo, e que posso melhorar ainda mais. Vou cortar muitos gastos que eu pensava que eram pequenos mas que podem ter um impacto muito grande no meu orçamento”, observou Rodrigo.

Ronalde Lins disse que a maioria das pessoas atendidas buscaram informações sobre aplicações e planejamento a longo prazo, assim como Rodrigo Rocha. “Percebo que a população está preocupada em não gastar muito. As pessoas estão se resguardando de qualquer dívida e juntando algum dinheiro para eventualidades, principalmente no que diz respeito à saúde”, informou. O economista acredita que esse comportamento é um reflexo da crise econômica e seus impactos, como o alto número de pessoas sem ocupação.

Além da consultoria econômica, o estande contou com uma Feira de Impostos, em que foram apresentados os produtos que têm maior tributação e também o percentual de impostos pagos em alimentos básicos na mesa dos brasileiros, como feijão e arroz. Por meio dessa ação, foi apresentada a Campanha pela Redução da Desigualdade Social no Brasil, que tem como eixo central mudar o modelo tributário brasileiro, reduzindo a tributação sobre o consumo e a produção e aumentando sobre a renda e a riqueza. O lançamento do núcleo DF da campanha ocorreu na tenda montada pelo Corecon-DF, e contou com a presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Federação Nacional dos Economistas (Fenecon), Sindicato dos Economistas do Distrito Federal (Sindecon-DF) e Auditoria Cidadã da Dívida.

OAB, Fenecon, Sindecon-DF e Auditoria Cidadã da Dívida participaram do lançamento do núcleo DF da Campanha pela Redução da Desigualdade Social no Brasil, coordenado pela vice-presidente do Corecon-DF, Mônica Beraldo.