Florianópolis receberá X Congresso de Regulação em setembro

Nos dias 27 a 29 de setembro de 2017 será realizado em Florianópolis o X Congresso de Regulação e a 4ª Expo/ABAR (Associação Brasileira de Agências Reguladoras). O evento, que acontece a cada dois anos, é um espaço para discutir com profundidade a evolução da atividade regulatória brasileira, na busca do aperfeiçoamento, e o modelo regulatório que queremos para o nosso país.

Compreender as possibilidades e limites de atuação das Agências Reguladoras é essencial para a evolução da regulação da prestação de serviços públicos concedidos à iniciativa privada e, consequentemente, para a inserção dos consumidores na cidadania plena, compreendida como uma relação de diretos e deveres.

O tema central do X Congresso Brasileiro de Regulação remete a uma importante reflexão, “A Regulação e o Desenvolvimento Econômico e Social”, destacando a importância da atividade para o desenvolvimento sustentável do país. Considerando o momento pelo qual atravessa o Brasil, essa temática ganha ainda mais relevo.

Outras informações sobre o evento, incluindo a programação e palestrantes já confirmados (entre os quais há vários economistas, como Luiz de Mello, Lucia Helena Salgado, Kélvia Albuquerque, Dalto Favero Brochi, Roberto Tadeu e César Mattos) podem ser obtidas no site http://congressoabar.com.br/X/.

O evento

O Congresso de Regulação é considerado o mais importante evento de regulação do país. Estarão presentes dirigentes de agências reguladoras, de empresas concessionárias e prestadoras de serviços públicos e estudiosos do tema de regulação do Brasil e do exterior.

A edição anterior do evento, o IX Congresso Brasileiro de Regulação, foi realizada em agosto de 2015, em Brasília, e teve como tema central “Regulação e qualidade na gestão”. Entre os assuntos abordados estiveram os efeitos da regulação, impacto regulatório e os instrumentos e ações capazes de colaborar com a atividade regulatória. Também foi discutido como este processo contribuiu para se alcançar uma gestão cuja qualidade traga eficácia e satisfação.