Cofecon sedia Fórum da Anipes

O Cofecon recebeu nesta segunda-feira (17) a abertura do 5° Fórum de Presidentes e Dirigentes da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes). Representantes de 14 instituições participaram do evento que teve como objetivo discutir o plano de trabalho das organizações membro da Anipes e relatar as atividades que estão sendo desenvolvidas no momento.

Os dirigentes fizeram um balanço da situação atual de suas respectivas instituições e traçaram um diagnóstico da realidade vivida pelos produtores de informações estatísticas no País. A representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Leila Ervatti também participou do encontro e debateu com os dirigentes das demais organizações as diversas atividades que os órgãos têm em parceria com o Instituto.

Nesta terça-feira (18) o Fórum terá continuidade. No período da manhã, haverá uma apresentação sobre Infraestrutura Nacional de Dados Abertos pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (STI/MP). À tarde será lançado o Índice de Desenvolvimento Municipal, indicador proveniente do trabalho em conjunto de diversas instituições estaduais de pesquisa coordenado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade-SP). O indicador está estruturado em três dimensões, que mensuram as condições atuais dos 5.565 municípios brasileiros em termos de renda, saúde e escolaridade.

As instituições que estiveram presentes no primeiro dia do Fórum são:
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Secretaria de Avaliacao e Gestao da Informacao do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SAGI/MDS)
Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc)
Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (CEPRO-PI)
Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (CONDEPE/FIDEM-PE)
Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag-AL)
Superintendência de Estudos Econômicos (SEI-BA)
Fundação João Pinheiro (FJP-MG)
Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN-ES)
Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade-SP)
Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP-PR)
Instituto Mauro Borges (IMB-GO)
Instituto Brasiliense de Estudos da Economia Regional (IBRASE-DF)
Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan-DF)