Artigo – O que é Trump?

O que têm em comum os recém-eleitos presidentes Donald Trump (EUA), Macri (Argentina), PPK (Peru) e prefeitos Doria (São Paulo) e Kalil (BH)? O fato de se apresentarem como “não políticos”, se venderem como empresários bem sucedidos (embora tenham construído fortunas mediante roubos e trambiques) e se valerem da crescente insatisfação dos eleitores com os políticos tradicionais, em face ao agravamento de seus problemas.

É óbvio que todos são políticos, e da pior espécie, oportunistas, pois a “nova onda” não passa de uma estratégia esperta por parte de frações do capital para impor seus interesses ao povo. É óbvio também que todos vão ser rapidamente tragados para o mundo da política tradicional. Se Hillary era a queridinha de Wall Street, do mercado financeiro, logo Trump será devidamente enquadrado e governará de acordo com os interesses do mais forte capital financeiro do planeta. Alguma dúvida disso?

A vitória de Trump confirma o diagnóstico de senilidade da sociedade norte-americana. Enquanto no século XVIII na Europa a derrocada das monarquias fizeram emergir valores como liberdade, igualdade, coletividade e fraternidade, a sociedade norte-americana sempre teve como alicerce o individualismo, a prevalência do interesse próprio mesmo que represente a negação do direito do outro. Assim foi construída a grande nação, ocupando territórios dos nativos, dos vizinhos mexicanos, negando os direitos aos negros e aos imigrantes que não fossem de origem anglo-saxônica. Aliás, foi este numeroso segmento da população que deu a vitória a Trump.

Mas nada vai mudar nos EUA: os bilionários continuarão concentrando ainda mais a renda e a riqueza; o consumismo desvairado permanecerá como mola mestra da economia e a máquina militar continuará protegendo ditaduras amigas (Arábia Saudita, Egito), criando e desbaratando grupos terroristas (Taleban, Al-Qaeda, EI) e perpetrando agressões aos povos que não se submetem ao império (Irã, Iemen). Alguma dúvida disso?

Júlio Miragaya – Presidente do Conselho Federal de Economia