XXI Congresso da ANGE ocorre na Unicamp até sexta-feira

A Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Ciências Econômicas (ANGE) realiza seu XXI Congresso de 5 a 7 de outubro. O tema do evento, realizado em Campinas, é “O ensino de Economia no Brasil: Pluralismo em tempos de crise”. O Congresso é realizado em parceria com o Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e com a Faculdade de Ciências Econômicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). O evento celebra o 50º aniversário do IE/Unicamp e o 75º aniversário da PUC-Campinas.

O objetivo é promover o debate sobre a formação do economista, envolvendo a participação de coordenadores de cursos, docentes, profissionais, estudantes e demais interessados. Segundo do presidente da ANGE e conselheiro do Cofecon, Eduardo Rodrigues da Silva, pretende-se realizar discussões sobre temas fundamentais da formação dos economistas e apreciações da economia contemporânea.

As Sessões de Discussão abordam os seguintes temas: A atual crise econômica brasileira; Alternativas metodológicas para o ensino da Economia; Economia Política; Finanças subnacionais e federalismo fiscal; e A importância do pluralismo no ensino crítico. Também são relatadas experiências no ensino de Microeconomia e Macroeconomia e no TCC e disciplinas quantitativas, e discutido o tema “Economia e Sustentabilidade”. Haverá, ainda, uma Sessão Especial com o tema “Instituto de Economia da Unicamp – 50 anos contribuindo para a construção do pensamento econômico brasileiro”.