Presidente do Cofecon participou como debatedor do Seminário da Região Norte

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) realizou em Belém, na sede do Banco da Amazônia, o Seminário da Região Norte. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 22 de setembro. O presidente do Conselho Federal de Economia, Júlio Miragaya, participou como debatedor da palestra “A importância do FNO e do FDA para o desenvolvimento da região Norte”, proferida pelo economista Bernardo Campolina Diniz.

A abertura do evento contou com a presença do presidente do banco da Amazônia, Marivaldo Gonçalves de Melo; do diretor do Banco do Estado do Pará (Banpará), Jorge Wilson Campos e Silva Antunes; e do presidente da ABDE, Milton Luiz de Melo Santos. Em seguida haverá uma apresentação do secretário executivo da ABDE, Marco Antônio A. de Araújo Lima, sobre “A ABDE e o Sistema Nacional de Fomento”.

O evento foi uma oportunidade para discutir os seguintes temas, em palestras: “Oportunidades de Desenvolvimento da Região Norte”, ministrada pelo ministro da Integração Social, Hélder Barbalho; “Transformando recursos naturais em desenvolvimento na região Norte”, apresentada pelo diretor geral do Museu da Amazônia (MUSA), Ennio Candotti, e debatida pelo economista Francisco de Assis Costa; “O papel do Fundo da Amazônia no contexto do desenvolvimento e da preservação ambiental da região Norte”, proferida pelo superintendente da área de Meio Ambiente do BNDES, Gabriel Rangel Visconti, e debatida pelo secretário de estado do Meio Ambiente (SEMA), Antonio Ademir Stroski.

Por fim, foi discutido o “Projeto Norte Competitivo: objetivos e agenda”, apresentado pelo engenheiro Renato Casali Pavan e debatido pelo secretário de estado do Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Roraima, Alexandre Henklain.

Ouvindo os Corecons

O presidente do Cofecon também esteve na sede do Conselho Regional de Economia do Pará e Amapá (Corecon-PA/AP) para se reunir com o presidente Nélio Bordalo e os conselheiros regionais. Na oportunidade, os economistas conversaram sobre temas relevantes de interesse da classe. A visita faz parte do projeto Ouvindo os Corecons, com o objetivo de promover a aproximação do Federal e Regionais para discutir as demandas locais. Desde o início do ano, Júlio Miragaya visitou Corecons em todas as regiões brasileiras.