Instituições de planejamento discutem Regionalização

No segundo dia do XXI Encontro Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística, o debate sobre a Regionalização dos estados foi aprofundado. O Grupo de Trabalho liderado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES) discutiu critérios para a reorganização das Regiões dos estados brasileiros.

Instituições estaduais de 15 unidades da Federação estiveram presentes e apresentaram seus projetos. Cada órgão expôs a realidade de seus estados e colocou em discussão os parâmetros que consideram adequados para a reformulação de suas Regiões.

O presidente da ANIPES, Júlio Miragaya, ressaltou a importância do debate ampliado entre os órgãos estaduais e o IBGE. “Essa integração é fundamental. As instituições locais dedicam todos os seus esforços no estudo de suas Regiões. Portanto, falam com amplo conhecimento de causa. É muito oportuno que participem desse processo de definição da regionalização. Esse Encontro marca um grande avanço na parceria entre a ANIPES e o IBGE”, pontuou Miragaya.

Adequar a Regionalização é uma tarefa determinante para que as pesquisas elaboradas pelas instituições de planejamento alcancem dados mais confiáveis. É o que explica Paulo Wagner, gerente de Regionalização do IBGE. “Regiões bem definidas, com critérios adequados, possibilita que as instituições consigam fazer uma radiografia correta do nosso País. As pesquisas são ferramentas imprescindíveis para a gestão pública. Qualificar os seus métodos é essencial para que o governo e a população tenham acesso a informações precisas”, explicou.

Em outra Mesa Temática, os órgãos estaduais compartilharam experiências em suas atuações junto aos governos de estado. Nesse contexto, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN) abordou o uso de registros administrativos para o planejamento de Brasília e de sua região adjacente.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte de um plano de ação da Organização das Nações Unidas (ONU), estabelecidos para direcionar as políticas públicas dos países participantes nos próximos 15 anos, também foram tema central de uma das mesas temáticas do Encontro. O IBGE e as instituições estaduais de planejamento terão o papel de elaborar dados e avaliar indicadores que vão mensurar o alcance dos ODS. Esse debate será aprofundado no 3º Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais, evento organizado pelo IBGE e que acontecerá em dezembro deste ano, no Rio de Janeiro.