Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística reúnem-se em Brasília

O auditório da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) recebeu, na manhã de hoje (15/09), delegações de diversos estados na abertura do XXI Encontro Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística. Organizado pela Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN), com apoio do SEBRAE no DF, Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Cofecon e Corecon-DF, o evento busca, por meio de debates, a qualificação do trabalho das instituições produtoras de dados e informações estatísticas, estabelecendo métodos e critérios adequados de pesquisa e, consequentemente, a melhoria da gestão pública no País.

A mesa de abertura discutiu a atuação das instituições de Planejamento no Brasil. O presidente da ANIPES, Júlio Miragaya, destacou a importância das instituições de planejamento na formulação e na avaliação das políticas públicas. “Os órgãos aqui presentes são fundamentais para o desenvolvimento do nosso País. São essas instituições que conhecem a realidade dos estados. A área de Planejamento tem que ser entendida como prioritária. Os governos precisam dar mais atenção aos órgãos que os subsidiam com informações tão relevantes. Não é possível criar e sustentar políticas e serviços públicos eficientes negligenciando essas instituições”, enfatizou Miragaya.

O presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro, convidou a todos para uma profunda reflexão sobre a conjuntura brasileira e como as instituições de planejamento podem ajudar no processo de recuperação da economia do País. “As políticas públicas precisam ser repensadas. É evidente que o Estado brasileiro é ineficiente e injusto. O nosso papel é imprescindível para mudar essa realidade. Nossa missão é produzir dados que falem por si só, que lancem luz sobre a nossa situação. Nossas informações precisam denunciar o porquê da ineficiência do Estado, a razão e a solução dos nossos problemas”, argumentou Rabello. O presidente do IBGE também defendeu pautas como a reforma tributária, para a transformação do atual modelo – que pesa excessivamente sobre a atividade econômica -, e o projeto de nova regionalização do Brasil, tema que ainda será discutido em Mesa Temática no Encontro.

O modelo tributário também foi colocado em discussão pelo técnico em Planejamento e Pesquisa do IPEA, Constantino Cronemberger. “Precisamos parar de desestimular a produção”, afirmou. O técnico apontou ainda discussões que considera fundamentais no Encontro: a questão da dinâmica produtiva regional e o ordenamento da rede urbana nacional.

O presidente da Codeplan, Lucio Rennó, apontou a necessidade de melhoria na qualidade dos gastos públicos. “O ambiente de crise evidencia a urgência da melhoria na administração dos recursos. Cortar gastos é um desafio, visto que a qualidade do serviço público ainda é insuficiente. Esta também deve ser uma preocupação das nossas instituições: como gastar menos e atender as demandas da população?”, questionou Rennó.

A retomada da economia foi a ênfase do discurso do superintendente do SEBRAE no DF, Antônio Valdir. Ele defendeu um governo que enxergue a importância do empreendedor para a atividade econômica. “O empreendedorismo é a grande saída para o Brasil. O Estado precisa estimular, desburocratizar e fomentar o segmento”. O presidente da ACDF, Cleber Pires, também salientou a imprescindibilidade da recuperação econômica. “A economia não suporta mais turbulências. Todos os setores estão sofrendo. Precisamos retornar ao caminho do crescimento”, avaliou o anfitrião do evento.

O Encontro debaterá ao longo desta tarde, em Mesas Temáticas, os seguintes temas: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Regionalização; experiências das instituições de em governos estaduais; uso de registros administrativos para o planejamento. Ao final das discussões, a ANIPES realizará sua assembleia geral.