Evento reunirá instituições de planejamento, pesquisa e estatística

A capital federal sediará o 21º Encontro Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística. O evento é realizado pela Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), e a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). O Encontro ocorrerá nos 15 e 16 de setembro, no Ed. Palácio do Comércio, com início às 9h.

Na mesa de abertura estarão presentes o presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro; o diretor do IPEA, Alexandre Xavier Ywata de Carvalho; o presidente da Anipes e do Cofecon, Júlio Miragaya; o presidente da Codeplan, Lúcio Rennó; o presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Cleber Pires; e o superintendente do Sebrae no DF, Antônio Valdir Oliveira. Miragaya estará à frente da Assembleia Geral da Anipes, das 17h30 às 18h30, a ser realizada no primeiro dia do evento.

As discussões foram divididas em mesas de debate, com programação nos dois dias de evento. Na mesa 2, será apresentado O papel das instituições estaduais de Planejamento, Pesquisa e Estatística, responsáveis pelas bases de dados oriundas de registros administrativos estaduais, na elaboração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Já na mesa 3, Aristides Monteiro Neto, do IPEA, abordará as capacidades governativas: experiências em governos estaduais. Em seguida, Evandro Santos, da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, e Larissa Nocko, Luiz Rubens e Alisson Silva, da Codeplan, apresentam o uso de registros administrativos para o planejamento no Distrito Federal. Por fim, Cláudio Stenner coordenará a mesa 5, um grupo de trabalho IBGE/Anipes sobre regionalização.