Nota de falecimento

É com grande pesar que o Conselho Federal de Economia comunica o falecimento do economista Kanitar Aymoré Saboia Cordeiro em decorrência de um aneurisma cerebral. Nascido em 1936, na capital paranaense, Kanitar foi conselheiro federal no período de 2007 a 2012, sendo vice-presidente no último ano de mandato; presidente do Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR) de 1981 a 1983, inclusive coordenando o V Congresso Brasileiro de Economia, realizado no Paraná em 1983; e conselheiro regional por vários anos, tendo contribuído de forma relevante para o Sistema Cofecon/Corecons.

Formado em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduado em Análise Econômica pelo Conselho Nacional de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio), foi fundador e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa e também lecionou na UFPR. O economista foi diretor da Companhia de Urbanização de Curitiba (URBS) e da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (COHAB-CT); foi secretário da Previdência de Curitiba; integrou o Conselho Diretor da Fundação da UFPR para o Desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Cultura, o Conselho Fiscal do Banco de Desenvolvimento do Paraná S/A – BADEP e a Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial do Paraná. Kanitar atuou por mais de 40 anos na área econômica, sendo a maior parte dedicada à consultoria e ao desenvolvimento de projetos de viabilidade econômica.

“Lamentamos muito o falecimento do economista e ex-conselheiro Kanitar, que sempre foi um grande colaborador do Sistema Cofecon/Corecons, além de um economista da mais alta competência e um grande amigo que todos nós tivemos. O Cofecon manifesta suas condolências aos familiares e a todos os economistas do Paraná”, afirmou o presidente do Cofecon, Júlio Miragaya.