Presidente do Cofecon participou do I ECONESUL E XXI ENESUL, em Florianópolis

O presidente do Conselho Federal de Economia, Júlio Miragaya, participou, de 4 a 6 de agosto, do I Encontro dos Economistas do Cone Sul (Econesul) e XXI Encontro de Economistas da Região Sul (Enesul). A cerimônia de abertura ocorreu no auditório Egon Freitag, no Centro de Eventos da FIESC, em Florianópolis. Além de participar da mesa de abertura, Miragaya também ministrou uma palestra durante o evento.

A palestra de abertura foi do economista Roberto Padovani, que ocupa o cargo de economista-chefe do banco Votorantim desde 2011. Também foi sócio da Tendências Consultoria Integrada por dez anos e, no governo, acompanhou de perto a elaboração e implementação do Plano Real. Eele falou sobre Impactos Macroeconômicos Decorrentes da Integração das Economias do Cone Sul.

No dia 5 de agosto, as atividades continuaram no auditório da ESAG/UDESC, com debates sobre desafios e oportunidade para as economias do Sul, bem como desafios à integração econômica do Cone Sul.

Foram realizados dois debates, sendo que o primeiro teve como temática “Desafios e Oportunidades para as Economias dos Estados do Sul do Brasil”, com palestras dos economistas Fernando Seabra, Lucas Lautert Dezordi e Alfredo Meneghetti Neto. O segundo painel discutiu “Desafios à Integração Econômica do Cone Sul”, tendo como palestrantes o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães Neto, o economista Nildo Ouriques e o internacionalista Lucas Pereira Resende.

O evento foi encerrado dia 6 de agosto no mesmo local, com debates sobre medidas macroeconômicas para viabilizar e fortalecer a integração econômica no Cone Sul. O presidente Júlio Miragaya foi um dos palestrantes e falou sobre Medidas Macroeconômicas a Serem Implementadas para Viabilizar e/ou Fortalecer a Integração Econômica no Cone Sul.

O Enesul reúne economistas para discutir as questões da região Sul do Brasil e é realizado todos os anos. A sede é escolhida em sistema de rodízio pelos três estados que a compõem e neste ano a realização coube ao Corecon-SC.

Despacho executivo

 

No dia 5 de agosto, o presidente do Cofecon realizou despacho executivo com os presidentes de Corecons da região Sul. Trata-se de uma reunião de trabalho na qual o Cofecon apresenta o andamento de seus projetos e ouve as demandas dos presidentes de Conselhos Regionais de Economia.

Participaram da reunião o conselheiro federal Henri Wolf Bejzman; a superintendente do Cofecon, Aline Tales; a presidente do Corecon-RS, Simone Magalhães; o presidente do Corecon-SC, Paulo Roberto Polli Lobo; o vice-presidente do Corecon-SC, Horst Schroeder; e o vice-presidente do Corecon-PR, Eduardo Moreira Garcia.

Na reunião, foram discutidos o PLS 658/2007, que regulamenta o exercício da profissão de economista; as eleições eletrônicas do Sistema Cofecon/Corecons; a criação do Cadastro Nacional de Peritos em Economia e Finanças; e a Campanha Nacional pela redução da desigualdade social no Brasil, proposta constante no programa do Cofecon e apresentada na 670ª Sessão Plenária.