Faleceu o economista Antônio Carlos Barreto, ex-vice-presidente do Cofecon

Faleceu na noite de 30 de agosto, aos 75 anos, o economista baiano Antônio Carlos Barreto. Ele estava em sua casa, na cidade de Salvador, quando sofreu um infarto. Levado ao hospital, não resistiu. O sepultamento ocorreu no domingo, no cemitério Jardim da Saudade.

No Sistema Cofecon/Corecons, Barreto foi presidente do Corecon-BA nos anos de 2003 e 2005. No Conselho Federal, foi conselheiro efetivo por dois mandatos, de 1995 a 1997 e de 1998 a 2000. Em 1999 ocupou a vice-presidência, tendo como presidente Antônio Corrêa de Lacerda.

“Com muita tristeza fico sabendo do falecimento do colega e amigo Antonio Carlos Barreto”, lamentou Lacerda. “Barreto teve papel fundamental nas iniciativas que permitiram a retomada e consolidação do sistema Cofecon/Corecons nos anos 1990. Tive a satisfação de conviver com ele na plenária e poder contar com a sua fidelidade e comprometimento quando exerceu a vice-presidência na minha gestão, em 1999. Perdemos um grande e inesquecível colega e amigo”.

Barreto teve atuação política em seu estado lutando contra a ditadura militar, militando no antigo MDB e posteriormente no PMDB. Foi secretário de Trabalho e de Administração do governador Waldir Pires, além de ter sido secretário da prefeita e também economista Lídice da Mata. Colaborou na fundação do Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos e atuou como diretor da Fundação Getúlio Vargas, onde inclusive foi responsável pela implantação do curso de MBA em Gestão Empresarial.