Cofecon e Yunus discutem parceria focada em negócios sociais

A conselheira federal Denise Kassama esteve em Brasília nesta sexta-feira, 27 de maio, para discutir possíveis parcerias entre o Conselho Federal de Economia (Cofecon) e a Yunus Social Business Brasil. A organização é representada em Brasília por Vitor Belota, que participou da reunião, e tem como objetivo desenvolver negócios sociais no País por meio de seu fundo de investimentos e aceleradora.

Ambas as instituições estão trabalhando em um Protocolo de Intenções para viabilizar projetos a serem desenvolvidos em conjunto. Entre eles está a contribuição da Yunus, por meio da expertise em negócios sociais, em ações voltadas aos economistas que mostrem o potencial da atuação nesta área. Outra possibilidade é a oferta de descontos em cursos de educação à distância (EAD) ministrados pela Yunus.

“Os negócios sociais são uma tendência global. Pretendemos estimular a participação de economistas de todo o País nesse nicho de mercado. O interessante é que o profissional pode ser bem-sucedido profissionalmente e, ao mesmo tempo, contribuir para um futuro melhor e para a redução da desigualdade social”, recomenda a conselheira Denise Kassama.

Negócios sociais

A Yunus defende que negócios sociais são empresas que têm a única missão de solucionar um problema social, são autossustentáveis financeiramente e não distribuem dividendos. “Como uma ONG, tem uma missão social, mas como um negócio tradicional, geram receitas suficientes para cobrir seus custos. É uma empresa na qual o investidor recupera seu investimento inicial mas o lucro gerado é reinvestido na própria empresa para ampliação do impacto social”, afirma o site da organização fundada por Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006. Ele é considerado o pai do microcrédito e dos negócios sociais.