Presidentes e conselheiros do sistema Cofecon/Corecons prestigiam o X ENAM

O presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Júlio Miragaya, e conselheiros federais da autarquia prestigiaram o X Encontro das Entidades de Economistas da Amazônia Legal, realizado de 19 a 21 de maio em Manaus. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Economia de Amazonas (Corecon-AM), é gratuito e voltado a economistas e estudantes da região Norte. Os participantes receberão, ao final, certificado de 20 horas complementares.

Miragaya esteve na abertura do evento e participará como debatedor, nesta sexta-feira, do painel “Questões Fronteiriças e o Desenvolvimento da Amazônia”. A conselheira Celina Ramalho foi palestrante do painel “O contexto da crise e seus reflexos nas economias amazônicas”, que teve como moderadora a conselheira Denise Kassama Franco do Amaral, e o conselheiro Eduardo José Monteiro da Costa participa como debatedor do painel “Os desafios para o desenvolvimento e integração das economias estaduais”.

Na manhã de sábado, às 9h, o conselheiro Luiz Alberto Machado será o palestrante do painel “A formação dos economistas para aproveitar as oportunidades no cenário de crise econômica: currículo e mercado de trabalho”, que terá como debatedores os coordenadores dos cursos de Ciências Econômicas em Manaus.

Ao final do evento, Belém foi escolhida como a sede do XI ENAM, por meio de votação com todos os presentes. O evento será organizado pelo Corecon-PA/AP, que tem como presidente o economista Nélio Bordalo Filho.

Agenda do presidente

O presidente do Cofecon aproveitou a ida a Manaus para se reunir com presidentes dos Conselhos Regionais de Economia da região Norte para tratar de despachos executivos. O encontro ocorreu em Manaus, na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEM). O destaque da pauta foi a Campanha Nacional pela redução da desigualdade social no Brasil, proposta constante no programa do Cofecon e apresentada na 670ª Sessão Plenária.

Nesta sexta-feira, 20, Júlio Miragaya compareceu à Sessão Plenária do Corecon-AM, onde foi destacado o programa de trabalho do Cofecon e a necessidade de atuação mais forte da autarquia nas instituições que aceitam projetos de viabilidade econômica sem a participação de economistas. À noite o presidente do Cofecon participará da solenidade de entrega de diplomas ao Industrial do Ano de 2016, Microindustrial do Ano de 2016 e Empresa Exportadora do Ano de 2015, cerimônia a ser realizada na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM).