Sessão Plenária Ampliada reuniu conselheiros federais e presidentes de Regionais

Conselheiros federais e presidentes dos Conselhos Regionais de Economia de todo o País se reuniram, no dia 8 de abril, na 670ª Sessão Plenária Ampliada. O encontro, promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), permitiu o debate de ideias entre o sistema Cofecon/Corecons, quando foram apresentadas as demandas dos economistas de cada estado. Na ocasião foi instituído o Fórum dos presidentes dos Conselhos Regionais de Economia e definiu-se os coordenadores: Eduardo Reis Araújo (Espírito Santo) e Paulo Roberto Polli Lobo (Santa Catarina).

No período da manhã, os conselheiros federais participaram de um debate sobre crise fiscal e juros da dívida, que teve como palestrantes a auditora Maria Lúcia Fattorelli e os economistas José Luiz Pagnussat, ex-presidente do Cofecon; e Roberto Bocaccio Piscitelli, conselheiro do Corecon-DF. Fattorelli apontou para os juros da dívida pública como o principal problema da economia brasileira e questionou qual é a contrapartida de uma dívida que cresceu R$ 732 bilhões em 2015. “Quem está pensando o Brasil? Muitas das medidas econômicas que tomamos, num avanço de concessões ao capital financeiro, vêm do FMI e dos órgãos internacionais”, considerou.

Enquanto isso, os presidentes dos Regionais discutiam, no plenário, temas como a atualização da Legislação Profissional do Economista (PLS 658/2007); o Grupo de Trabalho Eleições Eletrônicas do Sistema Cofecon/Corecons; e a campanha pela redução da desigualdade de renda no Brasil. Os presidentes dos Corecons que sediarão os encontros regionais (X Encontro de Entidades da Região Norte – X ENAM; XXVIII Encontro de Entidades de Economistas do Nordeste – ENE; XXI Encontro de Economistas da Região Sul – ENESUL) convidaram a todos os presentes para prestigiá-los.

No início da tarde, os conselheiros federais divulgaram, em coletiva de imprensa, uma nota técnica sobre inflação, política monetária e crise fiscal, “Redução da taxa básica de juros pelo Copom, condição para atenuar a crise no Brasil”. Em seguida, se reuniram com os presidentes dos Regionais para conhecerem o que foi discutido no período da manhã e divulgarem os informes das Comissões Permanentes e Temáticas do Cofecon.

Ao final da Plenária Ampliada foi descerrada uma placa de homenagem dando o nome de João Paulo de Almeida Magalhães ao plenário do Cofecon. O presidente do Corecon-RJ, José Antônio Lutterbach Soares, leu uma carta enviada pela viúva do economista homenageado, o que emocionou a todos os presentes.

No dia 9 de abril, apenas os conselheiros federais se reuniram para deliberações. Entre os principais assuntos discutidos estão o cadastro nacional de peritos; a abertura de convênios nacionais para a prestação de serviços no Sistema Cofecon/Corecons e o tema do XXII Congresso Brasileiro de Economia, a ser realizado em 2017: “Desenvolvimento, justiça social e democracia: bases para o Brasil contemporâneo”. Por conta da realização do seminário Alternativas para o Desenvolvimento da América Latina e Caribe nos dias 28 e 29 de novembro no Rio de Janeiro, a Plenária dos dias 25 e 26 de novembro será realizada na capital carioca.

Foram criados os grupos de trabalho Mulher Economista, para ações de valorização às profissionais, coordenado pela conselheira Bianca Rodrigues; Perícia, para tratar do mercado de trabalho para economistas peritos, coordenado pelo conselheiro Henri Bejzman; Sistematização de Indicadores, com estudos econômicos e estatísticos, coordenado pelo conselheiro Eduardo Costa; e Banco de Dados Cofecon, com estudos econômicos e estatísticos que darão subsídios às ações do grupo de trabalho Sistematização de Indicadores, coordenado pelo conselheiro Pedro Andrade de Oliveira.

Por fim, os conselheiros federais emitiram uma nota de esclarecimento sobre a situação política do País, que foi divulgada a todo o sistema Cofecon/Corecons e à imprensa.