Cofecon realiza Gincana para estudantes de Economia

Juros altos, inflação e crescimento negativo do PIB. O cenário da economia brasileira é desafiador até para os economistas mais experientes. Mas, e se um estudante de Economia tivesse a chance de se aventurar a resolver essas questões? Na Gincana Nacional de Economia, realizada anualmente pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), os universitários de todo o País têm essa oportunidade.

Por meio de um jogo virtual, os participantes se deparam com um problema econômico e devem solucioná-lo usando conhecimento, estratégia e uma pitada de sorte. Cada carta do jogo representa uma decisão macroeconômica, que pode ter consequências como aumento da inflação ou recessão. Ao todo, são realizadas três etapas, com objetivos diferentes. Ganha quem vencer duas delas.

As etapas locais da Gincana são organizadas pelos Conselhos Regionais de Economia. A fase final é realizada pelo Cofecon, com data marcada para 1º e 2 de setembro, em Natal (RN). As inscrições estarão disponíveis a partir do dia 5 de abril, sendo que cada Conselho adotará um cronograma específico para a etapa regional.

Coordenadora nacional da Gincana, a economista e conselheira federal Denise Kassama acredita que a iniciativa do Cofecon proporciona uma experiência única aos estudantes. “Além da oportunidade de testar conhecimentos, a competição em um ambiente controlado prepara os participantes para a vida profissional, pois o mercado está cada vez mais competitivo. É também uma oportunidade de conhecer estudantes de outras instituições de ensino de todo o território nacional”, indica.

Com a Gincana, os alunos começam a enxergar a Economia de forma prática. “Uma coisa é estudar os conceitos na faculdade, outra é decidir o que fazer para solucionar um problema com as variáveis disponíveis, por meio do sorteio de cartas. A Gincana representa um preparo para que o estudante entenda na prática a conjuntura econômica do País. Todas as oportunidades de enxergar a Economia de uma forma mais prática são válidas, já que o curso tem um viés muito teórico”, explica Denise Kassama. Com a atual crise econômica no País, não falta material nem inspiração para estudar. “Esse ano (o jogo) estará mais difícil por causa da atual conjuntura econômica. Preparem-se!”, sugere.

Para saber mais sobre a Gincana Nacional de Economia e conferir o regulamento da competição, acesse www.cofecon.org.br/gincana. Curta a nossa fanpage no Facebook: www.facebook.com/querosereconomista