667ª Sessão Plenária ocorreu nos dias 27 e 28 de novembro

A nova sede do Conselho Federal de Economia (Cofecon) foi palco da 667ª Sessão Plenária Ordinária. O evento ocorreu nos dias 27 e 28 de novembro e reuniu os 18 conselheiros federais. Na ocasião, os economistas elaboraram uma Carta Aberta à Presidência da República e ao Congresso Nacional em que recomendaram a reinstituição da incidência do IRPF sobre lucros e dividendos como solução para o equilíbrio fiscal e justiça tributária.

Durante a Plenária, foram analisados os Dossiês Eleitorais dos Conselhos Regionais de Economia referentes às Eleições 2015. Todos os processos foram homologados pelos conselheiros federais. Entre as deliberações aprovadas, destacam-se a inclusão e detalhamento da atividade de Mediação e Arbitragem entre as inerentes à profissão de economista, mediante a alteração de tópicos da subseção 2.3.1 do Título II da Consolidação da Legislação da Profissão de Economista; a alteração do Normativo de Procedimentos para Registro de Profissionais junto aos Conselhos Regionais de Economia; e a Revisão do Título 6.3 da Consolidação da Legislação da Profissão de Economista – Os procedimentos de julgamento ético profissional.

O economista Otaviano Canuto, diretor-executivo no Fundo Monetário Internacional, foi escolhido como vencedor do Prêmio Personalidade Econômica do Ano 2015. Serão agraciados com o Prêmio Destaque Econômico do Ano 2015 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na categoria Desempenho Técnico; a Universidade de Campinas (Unicamp), na categoria Academia; e o jornal Valor Econômico, na categoria Mídia. Os prêmios serão entregues no XXIV Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since), a ser realizado em Natal, Rio Grande do Norte, no próximo ano.

Os conselheiros federais apreciaram 22 processos referentes à fiscalização do registro profissional, 85 processos contábeis e 4 referentes a auxílio financeiro.