Transformação digital no Corecon-PA/AP: Regional implanta SEI e serviços online 

Implementação ocorreu nos dias 23 a 27/09. Presidente Kleber Mourão destaca importância das ferramentas num Corecon que abrange mais de 15% do território nacional 

O Corecon-PA/AP é o mais recente Conselho Regional de Economia a iniciar o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta que permite a gestão de documentos e a tramitação de processos de forma digital. A implantação e o treinamento ocorreram nesta semana, contando com o apoio da equipe do Cofecon. 

“O Sistema Eletrônico de Informações deve modernizar a gestão do Corecon, potencializando a transparência, o manuseio digital de informações, a devida organização e memória processual, além da redução na utilização de papel”, comemora o presidente do Corecon PA/AP, Kleber Mourão. 

A implantação do Sistema contou com o apoio da equipe do Cofecon, com três funcionários oferecendo suporte e treinamento na sede do Regional, em Belém, durante os dias 23 a 27 de setembro. 

Serviços online 

Outra atividade desenvolvida na mesma semana foi a disponibilização dos serviços online no site do Regional. A atividade contou com o suporte do funcionário Dwan Martiningue, do Corecon-PR. Para o presidente do Corecon PA/AP, a medida cobra especial importância devido às grandes distâncias que há na área de sua jurisdição.

“É de grande relevância para a categoria, sobretudo num Corecon que agrega dois estados com extensão territorial equivalente a pouco mais de 15% do território nacional”, comenta Mourão. “Facilitará a vida dos profissionais que residem fora de Belém, reduzindo as distâncias e aproximando o Conselho das necessidades dos economistas”. 

O SEI

O Sistema Eletrônico de Informações permite a criação, tramitação, gestão e arquivamento de documentos de forma totalmente digital, agilizando os processos internos e contribuindo para a eficiência na administração pública. Alguns dos ganhos que ele permite são facilidade de acesso de forma remota, agilidade no andamento dos processos, redução de burocracia e sustentabilidade.  

O Sistema também é disponibilizado a outras instituições mediante convênio. Atualmente, centenas de instituições usam a ferramenta criada no TRF4. O Conselho Federal de Economia passou a usar o SEI ao final de agosto de 2023. Em 2024 teve início a implantação e o uso também nos Conselhos Regionais de Economia, sempre com o suporte da equipe do Cofecon.