SEI é implantado no Corecon-PE

Equipe do Conselho Regional de Economia recebeu treinamento de funcionários do Cofecon nos dias 23 a 27 de agosto 

Mais um Conselho Regional de Economia passou a usar o Sistema Eletrônico de Informações: a ferramenta desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para o trâmite digital de processos agora é utilizada também no Corecon-PE. O sistema elimina a necessidade de papel e facilita o acompanhamento por parte dos interessados. 

Na semana de 23 a 27 de agosto três servidores do Cofecon estiveram em Recife para treinar a equipe do Corecon-PE. “As funcionárias terão uma maior facilidade na gestão e no acesso a processos administrativos, uma vez que eles estarão disponíveis em forma digital. Para os economistas registrados, isso se traduz num acesso mais fácil, rápido e seguro aos processos em que eles sejam parte”, explica a presidente do Regional, economista Poema Ísis Andrade de Souza. 

O uso de processos eletrônicos por parte do Corecon-PE já vinha sendo praticado por meio da plataforma Serviços Online. “Com o SEI, é possível centralizar e gerir todos os processos num único ambiente, tornando o acesso à informação mais fácil e organizado”, continua Poema. “A ferramenta também reduz o risco de perda de informações e traz ganhos de eficiência, com a automação e padronização dos processos. Essa mudança está em linha com as metas estratégicas do Conselho”. 

Para a presidente, os economistas registrados no Corecon-PE podem esperar um acesso mais ágil e facilitado a todos os seus processos e documentações, sem a necessidade de deslocamento ou de solicitações presenciais. 

O SEI 

O Sistema Eletrônico de Informações permite a criação, tramitação, gestão e arquivamento de documentos de forma totalmente digital, agilizando os processos internos e contribuindo para a eficiência na administração pública. Alguns dos ganhos que ele permite são facilidade de acesso de forma remota, agilidade no andamento dos processos, redução de burocracia e sustentabilidade. 

O Sistema também é disponibilizado a outras instituições mediante convênio. Atualmente, centenas de instituições usam a ferramenta criada no TRF4. O Conselho Federal de Economia passou a usar o SEI ao final de agosto de 2023. Em 2024 teve início a implantação e o uso também nos Conselhos Regionais de Economia, sempre com o suporte da equipe do Cofecon.