Está no ar o site votaeconomista.org.br

Ferramenta será utilizada para as eleições de todos os Conselhos Regionais de Economia. Votação acontecerá nos dias 29 a 31 de outubro

Está no ar o site www.votaeconomista.org.br, por meio do qual serão realizadas as eleições dos Conselhos Regionais de Economia, e uma das principais novidades deste ano é a realização de login com a senha usada na plataforma gov.br. Trata-se de um grande ganho para os economistas em termos de segurança, conveniência e simplificação, tornando mais fácil o ato de votar.

As eleições serão realizadas entre as 8 horas do dia 29 de outubro e as 20 horas do dia 31. Economistas elegerão os novos conselheiros regionais, que terão mandato no triênio 2025-2027, e os delegados-eleitores que representarão cada Corecon na eleição dos conselheiros federais. Todos os economistas que estiverem em dia com as anuidades e débitos perante o Corecon estarão habilitados para votar.

Prazo para registro de chapas encontra-se aberto

O portal votaeconomista.org.br contém os textos normativos que regulamentam as eleições, além de outros documentos informativos. Além disso, o prazo para registro de chapas encontra-se aberto. Economistas interessados em concorrer nas eleições podem formar sua chapa e registrá-la no respectivo Corecon. Consulte junto ao seu Regional a data limite.

A votação eletrônica é uma maneira segura, prática e acessível de garantir a participação democrática dos profissionais em todo o país, independentemente de sua localização. Além disso, ela passa por uma auditoria externa, legitimando o processo e tornando-o mais democrático. E para consolidar a representatividade da categoria profissional, o seu voto é fundamental. Participe, exerça o seu direito e fortaleça a profissão.

Datas importantes

Fique atento também às datas mais importantes do processo eleitoral dentro do Sistema Cofecon/Corecons:

  • 1º a 15/08: Publicação do edital de convocação de eleições (já realizada).
  • Até 16/09: Prazo para inscrição de chapas. Uma vez que o prazo é de 30 dias após a publicação do edital, ele pode variar de um Corecon para outro. Consulte o Conselho Regional de Economia da sua região.
  • 27/09: Prazo limite para que os Corecons divulguem o processo eleitoral, informando aos economistas a forma de votar e de gerar uma senha no portal votaeconomista.org.br.
  • 17/10: Os novos profissionais registrados e aqueles que regularizarem seus débitos até esta data terão garantido o direito ao voto.
  • 29 a 31/10: Votação por meio do portal votaeconomista.org.br.
  • 31/10, às 20: Apuração.

Caso você decida inscrever uma chapa para concorrer às eleições do Conselho Regional de Economia, fique atento também aos prazos para impugnação de candidatos e eventuais recursos ou substituições.

O sistema eleitoral nos Conselhos de Economia

Os mandatos dos conselheiros regionais de cada Corecon têm a duração de três anos, mas eles não são coincidentes. Assim, a cada ano, encerra-se o período de um terço dos conselheiros regionais (no caso, os que tiveram mandato de 2022 a 2024). A substituição se dá por meio da eleição realizada no mês de outubro, quando os economistas votam de forma eletrônica e elegem os novos conselheiros. Os eleitos exercerão seus cargos a partir do próximo ano e seu mandato vai de 1º de janeiro de 2025 até 31 de dezembro de 2027.

Cada chapa tem também um delegado eleitor efetivo e um suplente. Eles são responsáveis por votar nos novos integrantes do plenário do Cofecon – que, da mesma forma que ocorre nos Regionais, tem uma renovação anual. Os delegados eleitores– um por Corecon, com uma quantidade de votos proporcional ao número de economistas adimplentes de cada Regional – participarão da Assembleia de Delegados Eleitores, na qual escolherão os novos conselheiros federais, que terão mandato entre 2025 e 2027.

Perguntas frequentes

1 – Quando serão realizadas as eleições?

As eleições acontecem entre 29/10/24, a partir das 8h, e 31/10/24, até as 20h (horário de Brasília), exclusivamente pela Internet, por meio do site www.votaeconomista.org.br

2 – Quem poderá votar?

Profissionais registrados e em dia com suas obrigações perante o Conselho Regional de Economia (Corecon). Além disso, o cadastro profissional deve estar atualizado junto ao órgão.

3 – Até quando posso atualizar os meus dados cadastrais?

As atualizações devem ser feitas até o dia 17/10/2024, entrando em contato diretamente com o seu Corecon.

4 – Como é o processo de votação?

A partir do dia 25/10/2024, acesse o site www.votaeconomista.org.br. A votação se dará por meio de login (CPF) e senha previamente cadastrada. Ao acessar o site, clique em “Vote aqui”. O sistema irá direcionar você às etapas da votação.

5 – Quais os passos para o cadastramento da senha de acesso à votação?

  1. 1) Acesse o site www.votaeconomista.org.br e selecione a opção “Obter minha senha de votação”
  2. 2) Leia o Termo de Consentimento, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, e selecione a opção “Concordo”. Informe o número do CPF e, em seguida, selecione a opção “Não sou um robô”. Clique então em “Iniciar criação de senha”.
  3. 3) Na tela da confirmação positiva, responda às perguntas apresentadas, conforme seus dados cadastrados no Corecon.
  4. 4) Selecione a opção desejada (e-mail ou telefone celular) para receber o link de validação da sua senha de votação.
  5. 5) Ao receber o link, acesse-o em um navegador de internet, escolha a senha de sua preferência e clique em “Confirmar”. Informe o CPF e, em seguida, selecione a opção “Não sou um robô”. Por fim, marque “Criar minha senha”. Essa será sua senha definitiva para o processo de votação. Caso perca ou necessite trocar a sua senha, retorne ao item 1 e repita o processo. Durante o pleito, de 29 a 31 de outubro, após a criação da senha, você será direcionado para o ambiente de votação.

6 – Se eu não conseguir obter uma senha de votação, existe outra forma de votar?

Sim. Você poderá optar por acessar a plataforma de votação por meio do seu acesso GOV.BR.

A conta gov.br é uma identificação digital gratuita que permite o acesso a serviços públicos digitais do governo brasileiro. A conta é segura e comprova a identidade do cidadão que a utiliza.

7 – O voto é obrigatório?

Não.

8 – Quem não poderá votar?

Não votam os profissionais inadimplentes; os economistas que negociaram débitos, mas estão com parcelamento em aberto; os profissionais suspensos ou que estejam em processo de cancelamento ou suspensão de registro.

9 – Meu nome não consta no Colégio Eleitoral. O que devo fazer?

Consulte o Corecon em que você está inscrito para verificar a existência de problemas em seu registro e/ou de débitos perante o órgão.

10- Até quando posso quitar meus débitos com o Corecon?

A quitação dos débitos deve ser feita até 8 (oito) dias úteis antes da abertura da votação, ou seja, 17/10/2024.

11- Não consigo gerar a senha. O que devo fazer?

A partir de 25/10/2024, acesse o site www.votaeconomista.org.br e clique em “Fale conosco”, para atendimento via chat. A partir da mesma data, será disponibilizado atendimento telefônico mediante chamada gratuita. O número será informado diretamente no site.

12 – Não tenho computador, nem acesso à Internet. Como poderei votar?

O eleitor poderá votar de qualquer computador, smartphone ou tablet conectado à Internet.

13 – É possível votar na sede do Corecon ou na Delegacia Regional do Corecon?

Sim. A votação realizada nos computadores disponibilizados nos CORECONs ou nas Delegacias Regionais obedecerá ao horário de votação a ser definido pela Comissão Eleitoral do Conselho Regional.