Dia do Economista e a importância da nossa profissão

“É tanto maior a responsabilidade dos homens de pensamento quanto mais intenso é o processo de transformação da sociedade” Por Reginaldo Lopes*

O Dia do Economista, 13 de agosto, foi comemorado de forma especial em Belo Horizonte. O Conselho Regional da minha profissão realizou uma importante cerimônia, reunindo profissionais, acadêmicos, estudantes e autoridades para reconhecer e valorizar contribuições em prol do desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. Tive a honra de ser agraciado com o Prêmio Personalidade Econômica do Ano, segundo a entidade, “em reconhecimento ao destaque em ciências econômicas, especialmente, pela atuação como relator da reforma tributária”.

Fui tomado pela emoção ao entrar naquele auditório. Há mais de três décadas, ingressei no curso de economia da Universidade Federal de São João del-Rei, guiado por muitos sonhos. Eu já era um militante por um mundo mais justo e só pensava em aprofundar meus conhecimentos para servir a esse propósito. Celso Furtado, um dos que me inspiraram a ingressar na profissão, dizia que “é tanto maior a responsabilidade dos homens de pensamento quanto mais intenso é o processo de transformação da sociedade em que vivem” e que “ao economista, mais do que a outros estudiosos da sociedade, cabe exigir rigorosa definição de princípios”.

Segui minha vida de economista guiado por princípios ensinados por Furtado e outras referências, como a professora Maria da Conceição Tavares, que dizia que uma economia que não se preocupa com justiça social é uma economia que condena os povos a uma brutal concentração de renda e de riqueza, ao desemprego e à miséria. Cada ato da minha vida política e parlamentar serve apenas à construção de um país mais justo. Foi assim na condução da reforma tributária, como coordenador e relator, e em todos os temas que atuei no Parlamento e na vida.

O Dia do Economista foi definido para 13 de agosto por ser a data da sanção da Lei 1.411, que regula nossa profissão e foi assinada em 1951 pelo então presidente Getúlio Vargas. Desde lá, ela carecia de uma atualização. Recebi essa tarefa do Conselho Federal de Economia e, na semana passada, junto ao meu colega de Parlamento e profissão Mauro Benevides (PDT-CE), apresentei o PL 3.178/2024, que tem uma abordagem mais moderna e adequada à realidade contemporânea. Uma profissão bem regulada é a certeza de que vamos ajudar no desenvolvimento do país, no combate às desigualdades e na melhoria na vida do povo brasileiro.

Nosso projeto foi construído junto ao Cofecon, e seu presidente, o baiano Paulo Dantas da Costa, que participou do evento em Minas, ressaltou que ele representa um marco da mais elevada importância para dar um novo impulso à profissão no Brasil. Quero aproveitar a discussão sobre o PL para rodar o país e debater sobre o papel da economia com estudantes, profissionais e sociedade em geral.

Na cerimônia da Corecon-MG, que é competentemente presidido pela colega Valquíria Assis, foram também homenageadas com o Prêmio da Economia Mineira outras personalidades, como o primeiro presidente da entidade, Admardo Terra Caldeira. Como Mulher Economista, a agraciada foi a professora Márcia Rapini, e, em Destaque Mídia, o diretor executivo do jornal “Diário do Comércio”, Yvan Muls.

A Universidade Federal de Minas Gerais foi lembrada em dois momentos: no Destaque Acadêmico, o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), e, no Destaque Técnico, a Fundação Ipead (Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais). Como bem pontuou o presidente do Ipead, o professor Fabrício Míssio: “O prêmio simboliza o impacto das nossas ações e reafirma a nossa responsabilidade em continuar buscando a excelência na aplicação do instrumental econômico, contribuindo de maneira efetiva para o progresso de Minas Gerais”.

Reginaldo Lázaro de Oliveira Lopes – é economista, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Exerce mandato como deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores. É o atual líder da bancada do partido na Câmara dos Deputados.