Lacerda: IVA é um grande avanço e cria ambiente favorável aos investimentos

Conselheiro federal falou à CNN Brasil em matéria abordando medidas econômicas aprovadas no Congresso que melhoram economia e imagem do Brasil

O conselheiro federal Antonio Corrêa de Lacerda foi ouvido pela CNN Brasil em matéria sobre alguns dos principais projetos de caráter econômico em tramitação na Câmara e no Senado.

No ano passado foi aprovada uma reforma tributária que substitui cinco tributos (PIS, Cofins, ISS, ICMS e IPI) por um imposto sobre valor agregado dual (uma única cobrança com duas destinações). Para Lacerda, o Brasil se moderniza e se aproxima dos sistemas tributários de outras economias, o que é bom para a imagem do País.

“Hoje, o nosso sistema tributário traz muitas desvantagens competitivas. Primeiro por ser muito complexo, segundo por ter diferentes legislações nos 27 estados e o Distrito Federal, o que gera grande desconforto de administração e anomalias, de forma que haja guerra fiscal, planejamento tributário”, afirmou o economista à CNN. “O IVA harmoniza essas questões em linha com a média internacional. Esse é um grande avanço, que cria um ambiente mais favorável aos investimentos”, diz o professor da PUC-SP.

O texto também menciona que Lacerda vê como positivo o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados, que foi aprovado pelo Senado no dia 14 de agosto e deve revisar os mais de R$ 740 bilhões em dúvidas das unidades federativas. O texto aprovado muda o cálculo pra que o pagamento seja feito pelo IPCA, mais uma taxa que varia entre 2% a 4%, a depender do contrato.

A matéria com a participação do conselheiro federal pode ser acessada clicando AQUI.