Cofecon realiza debate com Luiz Carlos Bresser-Pereira no dia 13/08

Evento, em comemoração ao Dia do Economista, acontecerá às 17 horas e terá como tema “Novo Desenvolvimentismo: introduzindo uma nova teoria econômica e economia política”

No dia 13 de agosto, em comemoração ao Dia do Economista, o Cofecon realizará um debate com o professor Luiz Carlos Bresser-Pereira, ex-ministro das pastas da Fazenda, da Administração Federal e Reforma do Estado e da Ciência e Tecnologia. A atividade acontecerá às 17 horas, em formato virtual, e o tema será “Novo Desenvolvimentismo: introduzindo uma nova teoria econômica e economia política”.

A abertura do evento será feita pelo presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, e terá comentários da vice-presidente, Flávia Vinhaes Santos, e mediação do jornalista Fabio Graner (portal JOTA). A transmissão será feita pelo canal do Cofecon no YouTube.

Debatedor convidado

Luiz Carlos Bresser-Pereira nasceu em 1934. É doutor em Economia e livre-docente pela Universidade de São Paulo, além de ter um MBA pela Michigan State University. Em 2005 tornou-se o primeiro professor a receber o título de professor emérito na Fundação Getúlio Vargas – onde lecionava desde 1959. É editor da Revista de Economia Política desde 1981 e patrono da Associação keynesiana Brasileira.

Bresser também é autor de vários livros. Entre eles, destacam-se Estado e Subdesenvolvimento Industrializado; Economia Brasileira: Uma Introdução Crítica; A Teoria da Inflação Inercial (com Yoshiaki Nakano); A Crise do Estado: Ensaios sobre a Economia Brasileira; Macroeconomia da Estagnação; Globalização e Competição; Desenvolvimento e Crise; e Macroeconomia Desenvolvimentista (com Nelson Marconi e José Luis Oreiro). Em 2024 lançou Novo Desenvolvimentismo: Introduzindo uma Nova Teoria Econômica e Economia Política.

Participantes

Paulo Dantas da Costa é economista pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia e especialista em Direito Tributário e Administração Financeira Governamental. Trabalhou no Banespa até 1978. Foi Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia e presidente do Corecon-BA. Atualmente, é consultor em diversas empresas públicas e privadas e presidente do Cofecon.

Flávia Vinhaes Santos é doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e Mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR). Além de ter atuado com economista plena na Petrobras Transportes S.A., também tem extensa atividade docente. Atualmente é diretora executiva do IBGE.

Fábio Graner é analista de economia do portal Jota em Brasília. Foi repórter e colunista de economia no Valor Econômico e também atuou no Estadão, DCI e Gazeta Mercantil, com mais de 20 anos de experiência, incluindo setor público.

Novo desenvolvimentismo

Num período mais recente, Bresser tem se dedicado ao estudo do que vem chamando de Novo Desenvolvimentismo, um sistema teórico que tem suas raízes no desenvolvimentismo clássico e no qual prevalece uma política de desvalorização cambial, com as políticas monetária e fiscal orientadas à manutenção do câmbio num patamar competitivo e a política industrial voltada às exportações a fim de diminuir a diferença para com as economias mais avançadas.

Em 2024 Bresser publicou o livro “Novo Desenvolvimentismo: introduzindo uma nova teoria econômica e economia política”, no qual apresenta a corrente de pensamento e as escolas relevantes e como ele pode influenciar a economia política e a economia do crescimento.