Sindecon-SP oferece curso de Capacitação em Perícia em Operações de Crédito

Professor será o economista Pedro Afonso Gomes, presidente do Corecon-SP e perito há mais de 25 anos

O Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo (Sindecon-SP) está com inscrições abertas para o curso “Capacitação em Perícia em Operações de Crédito”, ministrado pelo economista Pedro Afonso Gomes. A atividade, que tem o objetivo de preparar profissionais e estudantes para atuarem como peritos em procedimentos judiciais, extrajudiciais e arbitrais, terá início em 09 de julho e término previsto para 26 de setembro de 2024.

Com uma carga horária total de 51 horas distribuídas em 22 aulas, as sessões acontecerão ao vivo, mas ficarão gravadas e disponíveis por um ano para os inscritos. Elas serão realizadas às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h00, por meio da plataforma online do Sindecon-SP. A metodologia inclui exposição dialogada, subsídios teóricos, exemplos práticos e uma extensa gama de documentos digitais, além de bibliografia complementar recomendada.

O conteúdo do curso abrange diversos aspectos das operações de crédito, como o Sistema Financeiro Nacional, juros e atualização monetária, pontos controversos em todas as linhas de crédito, e análise pericial detalhada de várias modalidades, incluindo cheque especial, capital de giro, financiamento imobiliário, entre outras.

As inscrições estão abertas na Plataforma de Educação do Sindecon-SP. Mais informações podem ser acessadas AQUI.

Professor

Pedro Afonso Gomes é economista, pós-graduado em Mercado de Capitais, Direito Empresarial e Estratégia Empresarial. Atua como Perito, Avaliador, Auditor, Consultor, Recuperador de Empresas, Gestor e Negociador há mais de um quarto de século. Antes, foi funcionário do Banco do Brasil por 15 anos, exercendo eventualmente as funções de Comissário de Concordata e Síndico de Massa Falida. Ex-Presidente do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo. Atualmente é Presidente do Conselho Regional de Economia da 2ª. Região – São Paulo.

Programação

Tema 1 – Operações de crédito: sistema financeiro nacional (09 e 11/07)
Tema 2 – Operações de crédito: juros e atualização monetária (16 e 18/07)
Tema 3 – Operações de crédito: pontos controversos comuns a todas as linhas de crédito (23 e 25/07)
Tema 4 – Operações de crédito: análise pericial das linhas de crédito de cheque especial e conta garantida (30/07 e 01/08)
Tema 5 – Operações de crédito: análise pericial da linha de crédito de capital de giro (06 e 08/08)
Tema 6 – Operações de crédito: análise pericial da linha de crédito de desconto de duplicatas, cheques e outros recebíveis (13 e 15/08)
Tema 7 – Operações de crédito: análise pericial da linha de crédito de financiamento imobiliário (20 e 22/08)
Tema 8 – Operações de crédito: análise pericial das linhas de crédito de financiamento de bens móveis, crédito pessoal e arrendamento mercantil (03 e 05/09)
Tema 9 – Operações de crédito: análise pericial da linha de crédito de repasse externo (10 e 12/09)
Tema 10 – Operações de crédito: análise pericial da linha cartão de crédito (17 e 19/09)
Tema 11 – Operações de crédito: análise pericial de operações com factoring, FIDC e outras linhas (24 e 26/09)