Bidenomics e o Brasil

André Roncaglia e Laura Carvalho são os economistas convidados para o próximo debate de conjuntura promovido pela Comissão de Política Econômica do Cofecon. O tema será a política econômica do governo de Joe Biden – conhecida como “Bidenomics”. O evento será realizado no dia 29 de novembro, às 17 horas, com transmissão pelo canal da autarquia no YouTube, e faz parte da 709ª Sessão Plenária. O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, será o apresentador, e Fabio Graner, repórter e comentarista do jornal Valor Econômico, atuará como comentarista e moderador do debate. A Comissão de Política Econômica é coordenada pelo conselheiro federal Fernando de Aquino.

O presidente norte-americano lançou uma política econômica com base no gasto público: um programa de estímulos de 1,9 trilhão de dólares; um programa de gastos de 2,3 trilhões em infraestrutura; e um Plano de Auxílio às Famílias Americanas, no valor de 1,8 trilhões. O pacote seria o maior plano de estímulos desde o New Deal – uma série de programas implementados nos Estados Unidos entre 1933 e 1937.

Os programas suscitaram muitos debates. O de infraestrutura, por exemplo, acabou reduzido para 600 bilhões de dólares em novos gastos, uma medida considerada necessária para obter apoio de legisladores republicanos – e as deficiências no setor passaram a ser reconhecidas como um peso para os Estados Unidos na competição com a China.

André Roncaglia recentemente organizou (junto a Nelson Barbosa) e lançou pela Fundação Getulio Vargas o livro “Bidenomics nos Trópicos”, que reúne contribuições de autores como Luiz Carlos Bresser-Pereira e Nelson Marconi. Na visão dos organizadores, o Bidenomics resgata quatro princípios de política econômica: gastar hoje e tributar depois, retorno da política industrial, Estado de bem-estar social verde e a necessidade de reduzir a desigualdade.

Quer saber mais? Assista o debate no dia 29/11, às 17 horas, pelo canal do Cofecon no YouTube.

Convidados
André Roncaglia é graduado em Ciências Econômicas, com mestrado em Economia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi doutorando visitante na University of Massachusetts Amherst, com doutorado em Economia do Desenvolvimento pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP. Tem experiência nos temas: inflação e política monetária, economia monetária, macroeconomia do desenvolvimento, história do pensamento econômico, economia financeira e economia brasileira. É professor na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pesquisador associado ao CEBRAP. Escreveu com Paulo Gala o livro “Brasil, uma economia que não aprende”.

Laura Carvalho é livre docente do Departamento de Economia da FEA-USP, pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades (MADE), Senior Fellow do Schwartz Center for Economic Policy Analysis (SCEPA) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Possui doutorado em Economia pela New School for Social Research (2012), e graduação (2006) e mestrado (2008) em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como editora associada da Review of Keynesian Economics e da Review of Social Economy. Foi colunista da Folha de São Paulo entre 2015 e 2019 e atualmente escreve quinzenalmente no jornal Nexo. É autora dos livros “Valsa Brasileira: do boom ao caos econômico” (Todavia, 2018) e “Curto-circuito: o vírus e a volta do Estado” (Todavia, 2020).

Fabio Graner é repórter do Valor Econômico na sucursal de Brasília. Formou-se em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, em 1999. Possui MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP e especialização em jornalismo econômico pelo IBMEC. Começou a carreira no InvestNews da Gazeta Mercantil. Foi assessor de imprensa da liderança do governo no Senado. Em seguida, trabalhou por seis anos na cobertura de ministérios da Fazenda, Planejamento e Banco Central pelo Grupo Estado (jornal O Estado de S. Paulo e AE News Broadcast). Foi assessor especial de imprensa do Ministério da Fazenda. Teve passagens também pelo jornal DCI e site Fato Online. Está no Valor desde junho de 2016, na cobertura de macroeconomia, em especial de política fiscal.

Apresentador
Antonio Corrêa de Lacerda é Professor-Doutor do programa de pós-graduação em Economia Política da PUC-SP. A trajetória acadêmica inclui doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Lacerda é autor de cerca de 20 livros da área de Economia e se dedica continuamente à produção de artigos relevantes para o entendimento da conjuntura do país, regularmente veiculados em jornais de grande circulação. É colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista do Jornal da Cultura (TV Cultura). Entre os livros, recentemente lançou “Celso Furtado, 100 anos: Pensamento e Ação”, obra que reúne 9 autores e que resgata os principais elementos da biografia, do pensamento e das atividades do grande Economista em seu centenário de nascimento. Destacamos também outras obras: “Desnacionalização” – vencedora do Prêmio Jabuti de 2001, na área de economia -, “O Brasil no Contexto 1987-2007”, “Brasil – o futuro que queremos”, “O impacto da globalização na economia brasileira”, “Crise e oportunidade: o Brasil no cenário internacional”, “Globalização e investimento estrangeiro no Brasil” e o “O Mito da Austeridade”.

Coordenador
Fernando de Aquino é economista e foi professor da Universidade Católica de Pernambuco e de outras instituições. Tem forte experiência na gestão pública, com passagem pelo Tribunal de Contas de Pernambuco e atualmente no Banco Central do Brasil e na Junta Comercial de Pernambuco. Possui mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado pela Universidade de Brasília. Foi presidente do Conselho Regional de Economia da 3ª Região (Corecon-PE) e atualmente é conselheiro coordenador da Comissão de Política Econômica do Cofecon.

Serviço:
Debate de Conjuntura – Bidenomics e o Brasil
29 de novembro, 17h
Transmissão pelo YouTube do Cofecon
Convidados: Economistas Laura Carvalho e Nelson Barbosa
Comentarista: Fabio Graner
Apresentação: Presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda
Coordenação: Conselheiro federal Fernando de Aquino