Conheça os vencedores do XXVI Prêmio Brasil de Economia

O XXVI Prêmio Brasil de Economia é uma iniciativa do Cofecon que busca incentivar a investigação econômica em geral e estimular economistas e estudantes de Economia a desenvolverem pesquisas voltadas para o conhecimento da realidade brasileira. As inscrições ocorreram de 02 de março a 02 de outubro de 2020.

Ao todo, o PBE contempla cinco categorias: livro de economia, tese de doutorado, dissertação de mestrado, artigo técnico ou científico, e monografia de graduação ou trabalho de conclusão de curso de graduação em Ciências Econômicas. Os vencedores serão premiados em dinheiro; já o segundo e o terceiro colocados receberão menção honrosa.

Confira, abaixo, os vencedores em cada categoria:

Livros de Economia: 

1º Colocados: José Luis Oreiro (Corecon-DF), Luiz Fernando Rodrigues de Paula (Corecon-RJ) e Rogério Sobreira Bezerra (Corecon-PE) – Livro: “Moeda e Sistema Financeiro”;

2º Colocado: Fabrício Augusto de Oliveira (Corecon-MG) – Livro: “Governo Lula, Dilma e Temer”;

3º Colocado: Octavio Augusto Camargo Conceição (Corecon-RS)- Livro: “Economia Institucional e Dimensões do Desenvolvimento”.

 

Teses de Doutorado:

1º Colocado: Tarik Marques do Prado Tanure (Corecon-MG) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tema: “Mudanças Climáticas e Agricultura no Brasil: Impactos Econômicos Regionais e por Cultivo Familiar e Patronal”.

2º Colocado: Artur Henrique da Silva Santos (Corecon-RJ) – Universidade de Brasília (UnB). Tema: “Seguro-Desemprego: Avaliação sobre o seguro ao trabalhador formal e o seguro-defeso”.

3ª Colocada: Clarissa Black (Corecon-RS) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tema: “Determinantes da Fragmentação Produtiva em Cadeias Globais de Valor e Consequências para o Comércio Internacional”.

 

Dissertações de Mestrado:

1º Colocado: Bruno Aguiar Carrara de Melo (Corecon-MG) – Universidade Federal Minas Gerais. Tema: “Elementos evolucionários para uma teoria da demanda”.

2º Colocado: Leonardo Koppe Malanski (Corecon-PR) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Tema: “Liberdade Econômica e Corrupção: Uma Análise Comparativa em Mercados Emergentes”.

Não houve 3º Colocado.

 

Artigos Técnicos e Científicos:

1º Colocado: Benito Adelmo Salmão Neto (Corecon-MG) – Universidade Federal de Uberlândia. Tema: “Os efeitos dinâmicos da poluição sobre o crescimento e a inflação: A derivação do modelo Canônico ambiental novo Keynesiano”.

2º Colocado: Tomas Amaral Torezani (Corecon-RS) – 47º Encontro Nacional de Economia da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC). Tema: “Crescimento Econômico e Mudança Estrutural no Brasil: Um conto de Ganhos e Perdas”.

3ª Colocada: Maria Paula Pinto de Andrade (Corecon-PE)  – Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC). Tema: “Efeito Meia-Entrada”:O Impacto dos Empréstimos Subsidiados do BNDES no Mercado de Crédito Brasileiro”.

 

Monografias de Graduação:

1º Colocado: Arthur Ribeiro Queiroz  – “Estratégia de Diversificação Produtiva: Uma Proposta para aumentar a complexidade Econômica dos Estados Brasileiros”. [Corecon-MG – Universidade Federal de Minas Gerais]

2º Colocado: Leonardo Albagli Leitão – “Tratamento de água e esgotamento sanitário no Brasil: Políticas Recentes e o Impacto Social da Privatização”. [Corecon-RJ  – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)]

3ª Colocada: Nadine Führ Steffen – “Os efeitos do comércio intraindústria sobre a complexidade econômica: Uma abordagem a partir do padrão tecnológico”. [Corecon-RS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)]

4º Colocado: Fernando Aloisio Henz Mullher – “Elasticidades da Demanda de Gasolina no Brasil pós advento do veículo Flex-Fuel”. [Corecon-PR – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)]